Procure um objeto redondo do exato tamanho da base do objeto que usará para fazer o tear. Aqui escolhi uma leiteira, mas podia ser uma xícara, copo, prato, panela, etc, desde que caiba dentro da base escolhida.
Com uma régua ou fita métrica meça o raio desse círculo. O raio é a linha que vai da borda até o centro do círculo. Essa medida deverá ser em um número de centímetros exata. Se medir mais que algum centímetro exato, corte a borda do círculo tirando o excesso. No meu caso estou fazendo um tear com 6 palitos, então terá 5 centímetros mais 1 centímetro de borda.
O nosso tear será um chamado sextavado, que na verdade é um hexágono. Uma pequena aula de geometria: O hexágono é um polígono de 6 lados, inscrito em uma circunferência imaginária. Traduzindo, um polígono de 6 lados que cabe dentro de um círculo. Para calcular o lado de um hexágono, basta sabermos a medida do raio do círculo onde ele está contido, o que foi medido na foto anterior, e que no meu caso é 6 centímetros. Faça uma marca em algum ponto da borda do círculo, e meça 6 centímetros até a outra parte da borda onde a régua encostar. Esse procedimento deve ser exato senão o polígono ficará defeituoso.
Um comentário:
Adorei sua explicação,parabéns e obrigada pela a aula. Bom Natal.
Postar um comentário