domingo, 27 de janeiro de 2008

FAZENDO UM TEAR DE 6 LADOS

Escolha a base onde será feito o seu tear.

Procure um objeto redondo do exato tamanho da base do objeto que usará para fazer o tear. Aqui escolhi uma leiteira, mas podia ser uma xícara, copo, prato, panela, etc, desde que caiba dentro da base escolhida.

Com esse objeto redondo, risque um círculo num pedaço de papel.

Recorte esse círculo...

... e dobre em quatro partes.

Com uma régua ou fita métrica meça o raio desse círculo. O raio é a linha que vai da borda até o centro do círculo. Essa medida deverá ser em um número de centímetros exata. Se medir mais que algum centímetro exato, corte a borda do círculo tirando o excesso. No meu caso estou fazendo um tear com 6 palitos, então terá 5 centímetros mais 1 centímetro de borda.

O nosso tear será um chamado sextavado, que na verdade é um hexágono. Uma pequena aula de geometria: O hexágono é um polígono de 6 lados, inscrito em uma circunferência imaginária. Traduzindo, um polígono de 6 lados que cabe dentro de um círculo. Para calcular o lado de um hexágono, basta sabermos a medida do raio do círculo onde ele está contido, o que foi medido na foto anterior, e que no meu caso é 6 centímetros. Faça uma marca em algum ponto da borda do círculo, e meça 6 centímetros até a outra parte da borda onde a régua encostar. Esse procedimento deve ser exato senão o polígono ficará defeituoso.

Repita esse procedimento em torno de todo o círculo...

...e verá que assim dividirá o círculo em 6 partes

Ligue esses pontos e terá um hexágono.

Recorte o hexágono, e com uma régua marque os centímetros dos lados do hexágono. Verifique que deverá deixar meio centímetro em cada lado para que, entre os pinos de um lado e outro, fique com a mesma medida entre os pinos dos lados.

Repita esse procedimento em torno de todo o hexágono. Com o auxílio de uma fita adesiva, fixe o hexágono na tampa.

Com o auxílio de uma caneta para retro projetor, faça marcações na tampa, próximas às marcas do hexágono. Depois é só furar como na postagem seguinte.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei sua explicação,parabéns e obrigada pela a aula. Bom Natal.