Resolvi fazer essa peça depois que vi o trabalho da Melissa Masteguim http://melissamasteguim.blogspot.com/ no programa da Rita Maria. Ela fez o mesmo chapéu, com outro fio e com o auxílio de uma agulha de crochê peruano comum. Como a agulha comum não é flexível, ela fez a lateral do chapéu separado e depois pregou. Não tenho uma agulha desse tipo e queria muito fazer o trabalho. Daí, procurando em casa o que poderia utilizar, pensei na mangueira dágua por que o chapéu pedia que os pontos fossem menores pois era para um bebê, (no caso de fazer um trabalho grande poderia ter usado um pedaço de borracha daquelas que se usa em obra para passar fiação elétrica). Eu também poderia ter feito separado e depois pregar, mas quis mostrar aqui como seria bom se algum fabricante fizesse a agulha de crochê peruano mas de material bem flexível para que pudéssemos trabalhar peças circulares, como tapetes, toalhas e trilhos de mesa, e outras coisas que nossa imaginação pedisse. Minhas homenagens à amiga Melissa que cada dia tem se esforçado para nos ensinar coisas lindas e maravilhosas, e à Rita Maria que com seu carinho tem aberto as portas do seu programa a gente talentosa como a Melissa e tantas outras. Beijões!
MATERIAL: Linha Anne rosa e vermelho, agulha de crochê 2- 1,75 e mangueira dágua.
Com a linha rosa faça 5 correntinhas, feche em anel, faça 2 correntinhas e 10 meio pontos altos em torno. Faça carreiras em meio pontos altos em torno desse anel, suficientes para fazer o tamanho do alto da cabeça. No meu caso, fiz 14 carreiras. Observe que deverá fazer aumentos conforme for preciso a não permitir que o trabalho “emborque” ou fique franzido.
Quando completar a quantidade de carreiras suficientes, faça 1 carreira, sem fazer aumentos, pegando na mesma base da última carreira feita. Para isso, enfie a agulha por trás entre 2 pontos e pegando no mesmo lugar que pegou na carreira anterior.
Com isso, ficará uma outra carreira paralela à última. Cuide para que essa carreira fique com um número de pontos múltiplo de 5.
Com a agulha de crochê vá puxando laçadas nos meio pontos altos da carreira anterior, e colocando-as na mangueira, como se fosse uma agulha de tricô. Faça isso em torno de todo o trabalho.
Como esse trabalho está sendo feito em torno do alto do chapéu, dobre a mangueira para facilitar o trabalho...
Com a agulha de crochê pegue de uma só vez 5 alças da mangueira, faça 1 ponto baixo para prender e mais 4 pontos baixos.
Faça esse procedimento em torno de todo o trabalho. No final, prenda a primeira “argolinha” à última com 1 ponto baixo.
Repita esse procedimento de levantar alças com o auxílio da mangueira e 1 carreira de meio pontos altos...
Com a linha vermelha faça meio pontos altos na carreira paralela deixada antes do início do uso da mangueira. Não reduza a quantidade de pontos da base e nem os aumente, para que quando juntar os dois lados fiquem com a mesma quantidade de pontos.
14 comentários:
Lily...eu sempre vejo nas opçoes de busca "croche peruano" mas nunca fui olhar...
agora to bege!
fikei olhando estes fios pra lá e pra e nao conseguia entender de onde vieram pra onde vão,,,kkkkkk
seu passo a passo ta maravilhoso, o xapeu ficou lindo demais da conta!!!
tudo fantastico!!! parabens!!!
Obrigada querida! Você nunca vai ficar bege. No máximo, rosa choque... pq gente linda e chique como tu só fica rosa choque... talvez amarela de bolinhas roxas...rsrsrs... brincadeirinha... Mas é tão simples de fazer que achei que valia a pena mostrar. Beijão!
Vc está de parabéns!Lindos!!!
Você também está, Angela! Teu blog é lindo demais. Já gravei nos meus favoritos e sempre passo por lá pra ver coisas novas. Quando terminar a obra da minha casa vou abrir minha máquina de tricô e teus ensinamentos e idéias vão me ser muito úteis. Beijão!
O MUNDO SERIA PERFEITO...
SE TODO DIA FOSSE SABADO.
SE TODA NOITE TIVESSE FESTA,
SE TODO CIDADE FOSSE PRAIA,
SE TODO MAR FIZESSE ONDA,
SE TODA ESTAÇÃO FOSSE VERÃO,
SE TODO AMIGO FOSSE UM IRMÃO,
SE TODO NAMORADO FOSSE FIEL,
SE TODA MÚSICA FIZESSE REFLETIR,
SE TODO CÉU TIVESSE ESTRELA,
SE TODO HOMEM FOSSE GATO,
SE TODO FERIADO FOSSE CARNAVAL.
SE TODAS AS PESSOAS ENCONTRASSEM
AMIGAS MARAVILHOSAS
COMO...
VOCÊ.
BEIJOS E TENHA UMA OTIMA SEMANA.
FÁTIMA
Olá Marly,
Adorei o chapéu, a idéia do tudo flexível é o máximo, eu fazia o crochêperuano separado e depois agregava a peça. Vou tentar seguir sua idéia!
Tenha uma ótima quinta feira!!!!
Bjs
Fabi
Oi Amiga.
AMEI...AMEI...
Muito legal seu passo-a-passo.
Parabéns
Cintia
Olá ,Marly
Adorei seus trabalhos com cactos.É simplesmente divino!Adoro cactos mas desisti deles a muito tempo porque deixam aqueles pelinhos nas mãos mas agora vou decorar minhas janelas.Amei!
Você está de parabéns.
Sandra
Que lindo, e como sempre o seu passo a passo foi excelente.
Milhões de parabéns.
Beijos
Lily é muito lindo o chapéu, dificil de fazer não?
Gostei muito dos teus trabalhos
bjs
Guida
Olá Marly, lindisso o seu trabalho e muito bem explicado....tentarei fazer um. Parabéns!
beijos
Iris
Nossa, vc é muito habilidosa, gostei demais do chapeu. parabéns.
Postar um comentário