segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

CACTO DE BOLINHAS


Faça 5 correntinhas e feche em anel.
1ª Carr: Faça 10 meio pontos altos
2ª Carr: Aumente 1 ponto a cada 2 pontos, ou seja, faça 1 meio ponto alto em cima do ponto da carreira anterior, 2 no ponto seguinte, e assim até o final.
3ª Carr: Faça a 3ª carreira com os aumentos iguais a 2ª carreira.

4ª a 6ª Carr: Da 4ª carreira até a 6ª não faça aumentos, ou seja, faça 1 meio ponto alto em cada ponto do ponto anterior.

7ª a 9ª Carr: Faça 1 diminuição a cada 2 pontos, ou seja, faça 1 meio ponto alto em cima do ponto da carreira anterior, faça 1 meio ponto alto pegando juntos 2 pontos da carreira anterior, até o final até a 9ª carreira.

Com as diminuições se formará uma bolinha...

... que deverá ser enchida com algodão, manta acrílica ou aquelas sacolinhas fininhas usadas para embalagem de compras em supermercados.

Feche a bolinha e esconda a ponta de linha dentro dela.

Para o meu cacto, medindo pela base, fiz 5 bolinhas para a primeira camada. Com o ajuda de uma agulha, emenda-as pegando no lado que fechou fazendo um círculo.

Sem cortar o fio prenda as bolinhas na base...

... fazendo mais 6 bolinhas, unindo 4 bolinhas e usando as outras para preencher o vazio entre as 5 primeiras bolinhas...

... e para preencher o topo das bolinhas.

Faça outras bolinhas de tamanhos diferentes e prenda-as nas primeiras, formando o cacto que, na natureza, não tem uma regularidade, brotando cada bolinha desordenadamente cada uma pra um lado diferente, sem seguir uma regra fixa. Essa é a visão de cima do cacto.

No meu caso, fiz 3 tamanhos diferentes e observei que a quantidade de carreiras que fazemos da primeira carreira até a última onde fazemos aumentos de pontos, deverá ser igual a quantidade de carreiras que faremos sem aumentos ou diminuições de pontos.
Assim fiz outras duas bolinhas com as seguintes carreiras:

2a Bolinha: 5 corr, feche em anel, 10 meio pts altos, fechar com 1 pt baixíssimo, fazer 1 carreira aumentando 1 pt a cada 2 pts. Como fiz 2 carrs até agora, faço 2 carrs sem aumentos, e mais 2 carr diminuindo 1 pt a cada 2 pts.

3a Bolinha: 5 corr, feche em anel, 10 meio pts altos, fechar com 1 pt baixíssimo. Como fiz 1 carr até agora, faço 1 carr sem aumentos, e mais 1 carr diminuindo 1 pt a cada 2 pts e fechando no final com a quantidade de pts necessários.

14 comentários:

Oxyder disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dentro da Bota disse...

Muito dez....
Parabens pelo trabalho....

Gi, Roma

Dentro da Bota disse...

Muito dez....
Parabens pelo trabalho....

Gi, Roma

Zani disse...

oi, vim desejar um ótimo feriado, beijos.elisiane

Sônia Maria disse...

Olá, Lily!
que lindos cactus!!!!
Amei seu blog, seus crochês e seus PAPs.
Fiz um link no meu blog. Esta no meu glogroll na letra M - seu nome e o nome do seu blog.
Cheguei aqui por indicação da Vânia do blog Fazendo Crochê.
Fiz um poster em meu blog sobre crochê de materiais recicláveis.
Gostei muito do que vi e vou fazer uma uma citação da sua sugestão
de se fazer teares com as tampas de plásticos.
Te desejo sucesso.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Marly Pinheiro disse...

Obrigada a todos vocês. É muito saber que tem gostando do que a gente faz. Não por vaidade, mas por sentir que o que fazemos não fica perdido.
A você Sônia Maria, quero dizer que o teu blog a muito tempo faz parte dos meus favoritos. É tanta coisa bonita que vejo lá que me dá muita inspiração. Obrigada!

Shéll disse...

olá, passei pelo seu blog e adorei...passa no meu blog tem um prêmio para vc.....
Shéll

Nilda Biagio disse...

Olá Marly
Vim conhecer vc e me encantei com seus trabalhos...parabéns!!!

Nilda

Marly Pinheiro disse...

Obrigada, meninas! Shel fui ver o teu blog e amei. Vou coloca-lo no meu também. Beijos!

Roseli Moraes disse...

Oi Marly....

vim conhecer seu blog...adorei..seus trabalhos..as sugestões de tear tbm bem criativas....parabéns....vou add seu link...seu passo a passo tá super bem feito dá pra entender direitinho...agora sim vou fazer uns cactos pra mim...rss..

um abraço grande
Roseli....

gosto pelas artes disse...

oi marly, teu blog e lindo parabens vim por indicacao da lusandra, passeia no meu cantinho tbm, um bjo bom fim de semana.
juliana

Martha Rocha disse...

Oi, Marly. Amei seus trabalhos. Aprendi nhanduti quando era criança, com minha avó e faz tempo que não faço nada porque não tenho mais os teares (que ela mandou fazer e passaram prá mim, mas estragaram). Achei o máximo sua idéia de fazer os teares com ambalagens. Vou adicionar o endereço do seu blog no meu blog, ok? Bjs.

MEUS CROCHES - LUCIA disse...

Oi, Marly, mais uma vez parabens! seus vasinhos com plantinhas de croche são uma verdadeira arte! adorei! tb a ideia das tampas de plastico como tear... eu aprendi qdo pq, mas nunca mais fiz... mto boa sua ideia!
Bjs, bom domingo!
Lúcia

Luciane disse...

gostei de sua criatividade....nos mulheres sabemos fazer de tudo...até cactos....e que lindos.
um beijo
Luciane