segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CACTO EM CROCHÊ

MATERIAL UTILIZADO: Linha Anne 5398 e 5791

Faça 6 correntinhas com a linha verde claro e feche em anel.Faça 2 correntinhas e 11 pontos baixos, feche com 1 ponto baixíssimo.

1ª Carreira: Faça 3 correntinhas e na quarta correntinha pegue a linha verde escuro. Segure as duas pontas das linhas para que não se soltem.


Com a linha verde escuro faça 3 pontos altos em cima do ponto alto seguinte, sendo que no último ponto faça a última laçada com a linha verde claro. Isso evita que na mudança de cor o último ponto não fique com duas cores diferentes.

Faça 1 ponto alto com a cor clara em cima do ponto alto seguinte, não se esquecendo de que na última laçada deverá trocar a cor.

Repita essa operação até o final da carreira. Observe que houve a alteração das cores mas cada ponto ficou totalmente na cor correta.

2ª Carreira: Você terminou com a cor clara, então faça 1 correntinha e enfie a agulha pela frente do ponto alto da carreira anterior, puxe e faça um ponto baixíssimo. Faça 3 correntinhas, troque para a cor escura...

... enfie a agulha pela frente do primeiro ponto alto escuro da carreira anterior, puxe e faça 1 ponto alto.


Faça dois pontos altos juntos no ponto alto seguinte pegando normalmente na alcinha do ponto alto da carreira anterior, e faça 1 ponto alto pegando pela frente do último ponto alto escuro, não se esquecendo de trocar para a cor clara.
Enfie a agulha pela frente do ponto alto da cor clara, puxe e faça 1 ponto alto trocando a cor na última laçada.

Repita essa seqüência até terminar a 2ª carreira toda. Vou descrever apenas a seqüência dos pontos da cor escura, pois os pontos da cor clara são sempre iguais. Não esquecendo de pegar sempre pela frente do ponto da cor clara e do primeiro e do último da cor escura. Isso fará com que se forme um vinco que será importante para a montagem no final do trabalho.

3ª Carr: 1 pt alto pegando pela frente do ponto da carreira anterior, 2 ptos altos juntos nos 2 pts altos seguintes, 1 pt pegando pela frente do último ponto da seqüência;

Conforme for fazendo as trocas das linhas ficará no avesso o fio claro um pouco repuxado. Não se preocupe pois isso não atrapalhará o resultado do trabalho.

4ª Carr: 1 pt alto pegando pela frente do ponto da carreira anterior, 1 pt alto no pt alto seguinte, 2 ptos altos juntos nos 2 pts altos seguintes, 1 pt alto no pt alto seguinte, 1 pt pegando pela frente do último ponto da seqüência;

5ª Carr: 1 pt alto pegando pela frente do ponto da carreira anterior, 1 pt alto nos 2 pts altos seguintes, 2 ptos altos juntos nos 2 pts altos seguintes, 1 pt alto nos 2 pts altos seguintes, 1 pt pegando pela frente do último ponto da seqüência;

6ª Carr: 1 pt alto pegando pela frente do ponto da carreira anterior, 1 pt alto nos 3 pts altos seguintes, 2 ptos altos juntos nos 2 pts altos seguintes, 1 pt alto nos 3 pts altos seguintes, 1 pt pegando pela frente do último ponto da seqüência;

7ª a 10ª Carr: 1 pt alto pegando pela frente do ponto da carreira anterior, 1 pt alto em cada um dos 10 pts altos seguintes, 1 pt pegando pela frente do último ponto da seqüência.

Na 10 carreira o trabalho ficará com esse aspecto. Veja que os pontos que foram feitos pegando pela frente dos pontos das carreiras anteriores formaram um cordão, destacando o vinco do cacto.

11ª Carr: À partir dessa carreira começaremos a diminuir 1 pt de cada lado a cada carreira. 1 pt alto pegando pela frente do ponto da carreira anterior, dê uma laçada na agulha e enfie sucessivamente em cada um dos dois pontos altos seguintes puxando a linha em cada um, dê uma laçada e puxe terminando o ponto...

... faça 1 pt alto em cada um dos 6 pts altos seguintes, dê uma laçada na agulha e enfie sucessivamente em cada um dos dois pontos altos seguintes puxando a linha em cada um terminando o ponto, dê uma laçada e puxe, 1 pt pegando pela frente do último ponto da seqüência.

Repita essa operação da 12ª carreira até a 15ª carreira.

Junte dois lados do trabalho tendo o vinco formado pelos pontos feitos pela frente dos pontos das carreiras anteriores, e com uma agulha de costura ou bordar faça pontos largos formando gomos...

... repetindo essa operação em cada um dos vincos...

... que ao final ficará formado o corpo do cacto igual a uma bexiga vazia.

Com o auxílio de uma agulha de costura prenda na base

Como não sei fazer aqueles gráficos bonitos que vemos em revistas, fiz esse desenho. É o esquema de cada gomo do cacto, apenas a parte da linha verde escuro. No desenho menor demonstro o início com os 3 pontos altos entre os pontos de cor clara. Espero que consigam entender.

4 comentários:

PATRICIA FRANCO disse...

Que arte maravilhosa a sua!
Só posso dizer parabéns!
Bjs,

Amo cactus e adoro ajuda!!! disse...

Triste fiquei ao ler que se foi...
Feliz fiquei ao saber com estas hoje , mesmo sem te conhecer , gostei de ti...

Mesmo partindo continuas a ensinar mais e mais pessoas ,,,

Anônimo disse...

eu nao entendi nada, tentei fazer mas achei dificil seria melhor se voce postagem em video. ACHEI MUIIIIIITO DIFICIL, porem lindo, parabens.

FedericcaSu disse...

gosto muito devir aqui nem que seja so para olhar. É muito bom rever sempre teu trabalho, tuas maozinhas mostrando ppasso é uma delicia.Obrigada sempre. kharin